terça-feira, 23 de maio de 2017

Revitalização da Manoel Ribas evolui e já alcança o Contorno Norte

As obras de revitalização da Avenida Manoel Ribas já chegaram até o Contorno Norte (PR-418). Desde esta segunda-feira (22/5) o trânsito flui em apenas uma pista ao longo de um trecho de 160 metros da Manoel Ribas, entre a Rua Hermenegildo Luca e a entrada do contorno, no bairro Butiatuvinha. O movimento de máquinas é intenso na região e o fluxo de veículos é feito no sistema pare e siga, pois somente um sentido por vez da avenida é liberado para os veículos. Todo o trecho já foi escavado e nivelado. Operários trabalham na implantação da base para o novo asfalto. A base está sendo feita com brita graduada tratada com cimento (BGTC), mais resistente. A previsão é que até quarta-feira (24) esta etapa seja concluída nestes 160 metros. Depois da base pronta, o concreto precisa de sete dias para secar (curar) e então a primeira capa do pavimento é lançada. Para não fechar completamente a Manoel Ribas, o trabalho de pavimentação será feito por etapas. Conforme o asfalto for ficando pronto o tráfego é desviado para o outro lado. A previsão, se o tempo colaborar e não chover, é que a primeira capa de asfalto seja lançada no dia 31 de maio. Expectativa
O aposentado José Pinto dos Santos, 68 anos, observa do portão de casa o avanço das obras da Manoel Ribas. Segundo ele, desde a implantação do Contorno Norte não havia uma intervenção tão grande na região. “Faz uns 20 anos que não faziam uma obra deste porte aqui, só faziam remendos e tapa buracos aqui na Manoel Ribas”, disse Santos. Ele mora há 43 anos em frente da avenida e acredita que toda a região irá se valorizar com a obra. “Aqui tinha dias que a fila de carros que se formava era de quilômetros de distância. As obras também vão valorizar nosso bairro, em uma rua cheia de buraco não passa ninguém”, definiu. Para o comerciante Leandro de Lara, 24 anos, a revitalização vai melhorar a estrutura da avenida, o que irá aumentar a circulação de pessoas. “O bairro já é bem movimentado pelos restaurantes e com a obra vai aumentar ainda mais o número de turistas”, disse. Segundo Lara, nos horários de pico os congestionamentos demoravam duas horas para terminar. “A via era estreita, agora vão alargar e terá ciclovia. Ficará mais seguro para todos. Durante as obras dá um pouco de transtorno, mas é por uma boa causa”, definiu. Mudança de redes As redes de água e esgoto da Sanepar e de postes da Copel estão sendo remanejadas para a sequência da obra de revitalização da Manoel Ribas. Onde ficavam as antigas redes será colocado o novo asfalto, pois a via será mais larga. A largura da Manoel Ribas vai variar entre 25 a 30 metros. As obras na Manoel Ribas começaram no dia 10 de março e já tiveram um bom avanço. A revitalização é feita ao longo de 3,2 quilômetros no trecho que vai desde o Contorno Norte (PR-418) até a Rua Madre Clélia Merloni. A Manoel Ribas terá novo pavimento, calçadas com rampas de acesso para cadeirantes, ciclovia, além de obras de drenagem e paisagismo, com o plantio de 400 espécies nativas de árvores. A previsão para término da obra é final de 2018. Ao longo do trecho em obras há três pontos com o trânsito em meia pista, no sistema pare e siga. A orientação é que os motoristas redobrem a atenção e diminuam a velocidade, pois há várias máquinas e trabalhadores na pista. Estão em andamento serviços de escavações, terraplanagem, drenagem e pavimentação. Obras
O investimento na revitalização da Manoel Ribas é de R$ 20 milhões, uma parceria da Prefeitura com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano, o Pró-Cidades. Deste total, R$ 13 milhões são de recursos próprios do município e R$ 7 milhões do BID. A obra vai beneficiar os moradores que vivem nos 12 bairros da Regional Santa Felicidade, além de melhorar a ligação com o município de Campo Magro e com as demais cidades vizinhas pelo acesso do Contorno Norte. A Avenida Manoel Ribas é roteiro de nove linhas de ônibus, entre alimentadores e metropolitanos, que eventualmente terão desvios orientados durante a realização dos trabalhos de pavimentação. Até agora, os desvios estão sendo feitos de forma pontual, não sendo necessário bloquear as ruas. A fiscalização da obra é feita pelo departamento de Pavimentação da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura.

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